A Dobra é uma empresa de arte e cultura.
Criamos soluções artísticas para pessoas. Espetáculos de teatro, experiências criativas, oficinas, criações sob demanda e uma lista que só aumenta através do tempo e do que a nossa imaginação for capaz de criar. As possibilidades são infinitas!
Tudo começou em 2011, quando iniciamos o processo de nosso primeiro espetáculo, Hominus Brasilis, após cursar o Professional Development Program (curso de especialização oferecido pela LISPA — London International School of Performing Arts). Com sucesso de público e crítica, Hominus foi indicado aos principais prêmios de teatro do país. Ainda com o nome de Cia de Teatro Manual, ganhamos projeção dentro e fora do Brasil, participando de festivais nacionais e internacionais nos EUA, China, Argentina e Portugal.
Nosso repertório teatral conta também com os espetáculos A Menina e a Árvore (indicado aos principais prêmios de teatro infantil), Vermelha e A Mulher que Sonhava.
Desde 2016, oferecemos experiências criativas para empresas, com grande impacto entre os colaboradores.
Na TV, participamos da criação e atuação de quadros cênicos no Programa Cronistas do Rio, da TV Municipal do Rio de Janeiro — MULTIRIO.
Em 2020, nossa grande transformação: a Cia de Teatro Manual torna-se Dobra. Quando se DOBRA, se multiplica. Criamos facetas, novos ângulos, formas. Nos Dobramos. Ampliamos nossa forma de pensar a função da nossa arte no mundo e na vida das pessoas. Como artistas, temos o papel de impactar e transformar quem passar por nós. Estamos sempre disponíveis para nos reinventar e ajudar você a criar novos caminhos, a se desdobrar e redobrar para descobrir de quantas formas você pode ser.
Sejam bem-vindos à Dobra!
Festivais Internacionais
Chicago Physical Festival 2016 (EUA)
Beijing Comedy Week 2017 (China)
FETI – Festival Efímero de Teatro Independiente 2017 (Argentina)
FITA – Festival de Teatro do Alentejo (Portugal)
Quem somos
Helena Marques é atriz, diretora e fundadora da Dobra. É formada em Artes Cênicas (Interpretação) – UNIRIO e mestranda na mesma universidade. Cursou especialização na LISPA (Escola Internacional de Artes Performáticas de Londres). Também é formada em Canto Popular pela Escola Estadual de Música Villa-Lobos.
Foi indicada aos principais prêmios de teatro brasileiros, como Prêmio Shell, Prêmio Cesgranrio e Prêmio CBTIJ. Já representou o Brasil em festivais nos EUA, Argentina, China e Portugal. Recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival Off Rio em 2009.
Na TV, participou de O Rebu (Globo), em 2014, e Nada Será Como Antes (Globo), em 2016.
Matheus Lima, ator, diretor e palhaço, é graduado em Artes Cênicas pela UNIRIO e em Percussão Popular pela Escola de Música Villa-Lobos, com especialização na LISPA (Escola Internacional de Artes Cênicas de Londres). É fundador da Dobra e integrante do grupo Bando de Palhaços.
Representou o Brasil em festivais nos EUA, China, Argentina e Portugal. Foi indicado aos principais prêmios de teatro do Brasil, como Prêmio Shell, Cesgranrio, Zilka Sallaberry e CBTIJ. Já recebeu 6 prêmios de Melhor Ator.
Na TV, foi protagonista da série Insônia (Canal Brasil); e fez participações nas novelas Morde e Assopra, Joia Rara, Boogie Oogie e Deus Salve o Rei (Globo).
Como gestor de cultura, atuou na Secretaria de Cultura de Cabo Frio e atualmente trabalha na Secretaria das Culturas de Niterói.
Parceiros
Patrícia Ubeda
Atriz, diretora, palhaça, graduada em Artes Cênicas pela UNIRIO. Atualmente atua como Doutora palhaça na Operação Nariz Vermelho Lisboa.
Pagu Produções
Formada por Bárbara Galvão, Carolina Bellardi e Fernanda Pascoal, atua há dez anos no mercado cultural em projetos nacionais e internacionais.
Julio Adrião
Ator, produtor e diretor teatral. Vencedor do Prêmio Shell/ RJ 2005 de Melhor Ator com o solo A descoberta das Américas.